Publicado 11/2016

A implementação do IEC 61850 da NOJA Power é intuitivo, versátil e está pronto para uso

A NOJA Power lança o Relé de Firmware 1.15.0.0 e o CMS 3.1, incluindo o reconhecido protocolo IEC 61850.

Software CMS NOJA Power

Em resposta ao cumprimento da parte da missão da NOJA Power de oferecer aos seus clientes soluções integradas com produtos inovadores, a NOJA Power incorporou o IEC 61850 ao seu Controlador de Religador RC.

O IEC 61850 é o protocolo para automação das concessionárias de energia. Ele foi aprovado para ser usado em soluções Smart Grid (Redes Inteligentes), com recursos que outros protocolos não possuem, como interoperabilidade entre IEDs (Dispositivos Eletrônicos Inteligentes) de diferentes fabricantes, componentes auto descritivos e usando protocolos bem conhecidos na indústria, como o MMS (Especificação de Mensagem de Fabricação) e a Ethernet para aumentar os requisitos de velocidade para proteger o sistema elétrico. Estas características do IEC 61850 são reconhecidas pelos engenheiros das concessionárias de energia como essenciais para aplicações eficazes de redes inteligentes. O fator importante ou interessante é como esses recursos são aplicados a um dispositivo para que ele seja inovador e contemporâneo ao mesmo tempo. A seguir, são apresentadas algumas das características que os engenheiros da NOJA Power tornaram possíveis.

Interface simples e intuitiva (modelo IEC 61850)

A NOJA Power aplica o modelo IEC 61850 usando nomes de Dispositivo Lógico (LD) para implementar as funcionalidades dos Religadores Automáticos (RA ou "auto-religador") Uma das características do IEC 61850 é a capacidade de fornecer métodos de modelagem de informações abstratas para dispositivos lógicos (LD), nós lógicos (LN), dados e atributos de dados (DA). Começando com os dispositivos lógicos, cada LD é uma entidade que representa um conjunto de funções típicas de automação, proteção ou outras. Os LDs facilitam o agrupamento de nós lógicos de acordo com suas funcionalidades dentro do modelo IEC 61850. A NOJA Power implementou 10 LDs, conforme mostrado na figura a seguir. Por exemplo, o Dispositivo Lógico de Falta a Terra (EFLD) tem diferentes tipos de Nós Lógicos (LN) a nível interno, tais como LPHD e LLN0 que fornecem descrição e manuseamento, LNs de proteção de sobrecorrente (PTOCs), e mais, a falta a terra tem 6 PTOCs [EF1 +, EF2 +, EF3 +, EF1-, EF2-, EF3-], um Elemento Direcional (RDIR) e um Condicionamento de Proteção de Disparo (PTRC). Cada Nó Lógico é constituído de dados e atributos de dados que definem as suas funcionalidades, todos eles de acordo com a primeira edição do IEC 61850.

Versatilidade (Comunicação através de diferentes portas, interoperabilidade a acesso a múltiplos clientes…)

Aproveitando as vantagens das características do Religador da NOJA Power para torná-lo uma implementação versátil da IEC 61850

A versatilidade não é uma característica específica do IEC 61850, mas depende de como ela foi aplicada a um dispositivo. Portanto, ele se baseia nos recursos do religador NOJA Power e como o IEC 61850 foi implementado. É seguro dizer que o dispositivo IEC 61850 da NOJA Power pode ser considerado versátil. Um exemplo é a implementação dos protocolos MMS e GOOSE (Generic Object Orient Substation Event), pois eles podem ser manipulados em uma porta ou usando duas portas de comunicação. Isso significa que o dispositivo pode usar uma porta para mensagens GOOSE, enquanto outra pode ser usada por um protocolo SCADA como o DNP 3.0, o IEC 60870-5-101 / 104 ou o IEC 61850. Esse tipo de configuração ajuda a separar o tráfego em uma subestação a ser utilizada conforme necessário.

Outro fator importante é que o religador da NOJA Power pode ser usado por um IEC 61850 já em execução, e se comunicará com dispositivos de primeira e segunda edição de diferentes fabricantes sem qualquer dificuldade, se eles atenderem aos requisitos do protocolo. Este conceito é conhecido como interoperabilidade e é totalmente cumprido pelo IED da NOJA Power.

A comunicação SCADA usando o IEC 61850 se dá através do protocolo MMS. Este protocolo pode se comunicar com até quatro clientes simultaneamente. Essa característica versátil também é suportada pela função de índice no RCB (Report Control Block), o que significa que um IED pode fazer várias instâncias de uma classe de controle de relatório com todas as instâncias disponíveis e visíveis para todos os clientes.

Software CMS NOJA Power – Painel de Subscrição GOOSE

Fácil de usar (ICS, subscrição Direta)

Com o preenchimento de um formulário pode-se ter um arquivo IEC 61850.

A NOJA Power fornece uma ferramenta dedicada, o "Software Configurador de IED", que agiliza a configuração da Descrição de Capacidade de IED (ICD) para criar um arquivo de Descrição de IED Configurado (CID), esta ferramenta útil está disponível para nossos clientes registrados sem custo. Abra um arquivo ICD, crie um novo Dataset (conjunto de dados), selecione os dados desejados e, em seguida, associe-os a Report (relatórios) ou blocos de controle GOOSE. Com apenas algumas etapas simples um arquivo CID pode ser criado facilmente e pode estar pronto para enviar para o relé através do CMS.

Quando as concessionárias falam sobre subscrição, eles normalmente usam variáveis intermediárias que funcionam como curingas. Estes são usados para lógica ou para transferir os valores para outras variáveis. No caso do CMS, no entanto, é muito mais fácil: o atributo de dados subscritos está ligado aos seus dados de destino diretamente sem qualquer utilização de variáveis intermediárias. Isso significa que os tempos de operação curtas e o propósito da subscrição são mais fáceis de entender. Além disso, os atributos de dados subscritos podem ser usados diretamente na SGA "Smart Grid Automation". Isto é de grande benefício, pois ajuda a tirar proveito de todo o potencial que o IEC 61850 e o IEC 61499 têm.

Configurador IED NOJA Power
"Para garantir aos nossos clientes a máxima interoperabilidade, foi importante implementar uma versão flexível do IEC 61850", afirma Neil O'Sullivan, diretor administrativo do Grupo NOJA Power. "Nossos clientes não estão apenas usando o IEC 61850 em aplicações de subestação, eles também estão usando o componente de mensagens GOOSE juntamente com o protocolo DNP3 para fornecer uma solução de automação completa."

A implementação do IEC 61850 continua melhorando devido aos feedbacks de nossos clientes que propõem novos desafios e o contínuo aprimoramento que a norma teve. Portanto, o desafio está lá e os engenheiros da NOJA Power estão prontos para manter uma aplicação IEC 61850 intuitiva, versátil e amigável.

Referência

1. Part 7-2: Basic information and communication structure – Abstract communication service interface (ACSI). (2010). IEC.