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Artigos técnico

Publicado 03/2019

Usando o Teste Automático de Bateria para Controlar os Intervalos de Manutenção nos Religadores Automáticos

“Livre de Manutenção” é um termo que é frequentemente aplicado a equipamentos modernos, mas para qualquer dispositivo que seja destinado a uma vida útil externa de 30 anos, você precisará pelo menos trocar uma bateria.

O sistema de Religadores OSM da NOJA Power não é uma exceção e o princípio de “Livre de Manutenção” se aplica, isso é feito através de um simples aviso periódico de substituição da bateria do sistema de energização da cabine de controle. Embora os custos da própria bateria possam ser pequenos, o gasto operacional de manutenção periódica pode elevar rapidamente os custos desta instalação.

A bateria de chumbo-ácido 26Ah em um controle RC-10 ou RC-15 da NOJA Power durará normalmente como uma bateria de carro, mas por vários motivos (tal qual ambiente, qualidade, variabilidade de produção) o tempo real de substituição de uma bateria chumbo-ácido varia muito.

NOJA Power RC

Para capturar todas as falhas, muitas vezes as concessionárias empregam um cronograma de manutenção que é curto o suficiente para captar cada bateria antes que ela falhe. Em alguns lugares, esse período de manutenção é de apenas 18 meses. Embora alguns ambientes possam causar esse envelhecimento prematuro, a realidade é que a maioria dessas unidades ainda teria algum tempo de serviço restante.

A integridade da bateria é melhor avaliada por meio de um teste de carga, em vez de um teste baseado somente em um intervalo de tempo. Como o único motivo para uma manutenção na instalação do Religador, o ganho de eficiência notado ao despachar uma equipe de manutenção somente nos casos que as baterias estão realmente prontas para a substituição, pode economizar muito dinheiro em custos operacionais às concessionárias.

O sistema de religadores OSM da NOJA Power possui funcionalidade integrada para executar um teste periódico de carga da bateria. Esse teste aplica automaticamente uma carga resistiva nos terminais dentro da cabine de controle e avalia a capacidade das baterias de manter a tensão sob carga. Se a bateria passar no teste, o ponto binário “bateria OK” será definido como "1” no dispositivo o qual poderá ser reportado remotamente através de um canal SCADA existente.

Figura 1 - Processo Automático de Teste de Carga de Bateria

O teste automático de bateria pode ser definido para ser executado periodicamente, como uma vez a cada 30 dias. A funcionalidade de proteção e controle não é comprometida durante o teste, proporcionando aos usuários tranquilidade durante a operação.

“Nossos sistemas de bateria foram projetados para ter um intervalo de substituição de cinco anos a uma temperatura operacional de 20°C”, relata o diretor do Grupo NOJA Power, Neil O'Sullivan. “A duração da bateria é inversamente proporcional à temperatura. Quanto maior a temperatura média de operação, menor a vida útil da bateria. A confiabilidade é alcançada ao compreendermos qual é a vida real das baterias no clima em que elas estão operando e implementando um programa de substituição de baterias dentro deste período.”

Ao enviar equipes de manutenção quando o religador sinaliza que sua bateria requer substituição, as concessionárias podem obter o máximo desempenho de sua bateria e reduzir as despesas gerais de operação de seus Religadores OSM.

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