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Atualizado 04/2025
Os para-raios podem ser Aterrados diretamente por um religador?
Resultados de um estudo empírico

Descargas atmosféricas são inevitáveis para equipamentos externos em ambientes montados em poste mas, para a maioria desses equipamentos, os para-raios podem ser usados para mitigar enormemente o risco de danos ao equipamento.
Os para-raios operam como dispositivos de impedância não linear, nos quais a impedância cai muito, com um nível de tensão predeterminado. Eles agem de forma semelhante a uma válvula de alívio de pressão. Quando a pressão elétrica se torna excessiva, eles começam a conduzi-la para o aterramento, reduzindo a tensão (pressão elétrica).
Uma vez que a sobrepressão elétrica se dissipa e as tensões retornam aos limites normais, o para-raios para de conduzir, retornando o sistema à sua configuração original.
A maioria dos para-raios pode sobreviver a diversos eventos de dissipação de sobretensão antes de precisar de substituição.
Para os Religadores OSM da NOJA Power, a posição de montagem e o caminho do circuito de sobretensão devem passar diretamente através do metal do tanque. Todos os Religadores OSM são compostos de aço inoxidável com revestimento em pó, mas a posição de montagem do para-raios é protegida antes do revestimento, garantindo uma ligação eficaz entre o para-raios e o tanque do religador.
Alguns comutadores não são projetados para aplicação com caminho de aterramento para para-raios, demandando o uso de barras de cobre ou fiação adicionais para conexão do para-raios ao aterramento do poste. Este não é o caso do Religador OSM, porém a questão permanece.
Qual é o desempenho do Tanque Religador com caminho de aterramento em comparação com o aterramento externo de cobre?
Para a NOJA Power, embora o design original do religador considerasse o uso do tanque como caminho de aterramento, é interessante comparar o desempenho do tanque como caminho de aterramento em relação a uma simples barra de cobre.
O procedimento de teste é o seguinte:
- Aplicar sobretensão ao ponto de conexão do para-raios padrão e medir a forma de onda
- Aplicar sobretensão ao ponto de conexão do para-raios, mas incluir uma barra de cobre adicional como caminho de aterramento, eletricamente paralela ao método de aterramento do tanque.
- Comparar os resultados


O gráfico resultante mostra que ambos os caminhos de aterramento compartilham praticamente a mesma resposta transitória, o que implica que ambos são igualmente eficazes.
No entanto, a ligação de aterramento por meio do tanque é muito mais barata.

Do ponto de vista físico, o design do tanque garante que a grande seção transversal do condutor (ou seja, toda a superfície do tanque) seja responsável pela diferença de material.
Embora observem-se impedâncias diferentes na mesma dimensão da barra de cobre e da barra de aço inoxidável, neste caso, a área de transporte de corrente do aço inoxidável é muito maior do que a da barra de cobre, resultando em um desempenho equivalente.
“Para-raios são um investimento relativamente pequeno de proteção do investimento para as concessionárias e, por isso, incentivamos o uso e a instalação deles em todas as seis buchas de cada dispositivo instalado,” comenta o Diretor-Geral do Grupo NOJA Power, Neil O'Sullivan.
“Este teste confirmou que o para-raios pode ser montado diretamente no tanque do religador e aterrado através do tanque, sendo esta a prática de instalação recomendada pela NOJA Power.”
O aterramento dos para-raios diretamente nos Religadores OSM da NOJA Power é equivalente em desempenho às barras externas de cobre, com a vantagem adicional de economia de custos para as concessionárias na instalação. A filosofia de design de produto da NOJA Power abrange a integração de tudo o que uma concessionária de serviços públicos precisa para a instalação de um Religador, com economia na instalação, comissionamento e concepção. Para mais informações sobre os Religadores OSM da NOJA Power, visite www.nojapower.com.br ou entre em contato com seu distribuidor NOJA Power local.
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